GUEST BOOK

Queridos amigos, compartilhem conosco aqui no blog suas lembranças e memórias. Vamos gostar muito de celebrar a vida do Michael com vocês!
Sign in e deixe suas mensagens num "NEW POST" (Mensagem nova)!

Queridos amigos, esperamos que compartan con nosotros sus recuerdos y memorias aca en el blog. Nos gustaria mucho celebrar la vida de Micahel con ustedes! Sign in y deje sus mensagen en un "NEW POST" (Mensagen nova)!

Dear friends, please share your memories and messages with us here on this blog. We'd love to celebrate Michael's life together with all of you! Sign in and leave your message in a "NEW POST!"

USERNAME: MichaelCBieler
PASSWORD: Michael28

Pages

Friday, March 4, 2011

Bruder und schwester

1 comment:

  1. Fiquei sabendo agora, via Kátia Fonseca, da morte do Michael. Que doideira: chegar no jornal, em dia de pescoção, e saber do fato. Lembro do Michael do tempo de faculdade. Participava quase sempre dos grupos de trabalho junto com ele e o Ricardo Porto. Estudei com a Rosângela também. Até que, numa matéria, separamos. Eles foram fazer uma opcional de tevê e eu descambei para História da Imprensa, com o Idaló. Essa “ruptura” levou ambos para a Globo. E eu vim parar em Campinas, onde estou há 30 anos, na militância e labuta que já valeram jornais, campanhas políticas, assessorias públicas e privadas e tudo que um jornalista faz para sobreviver. Costumava dizer, em dias de raiva: porque optei diferente? Poderia, hoje, se tivesse feito tevê, junto com o Michael, ao invés de História da Imprensa, estar na Globo. Mas não era para ser. E não me arrependo. Por aqui, aprendi, tive filhos, conheci gente nova, fui desde editor-chefe a repórter, navegante de emoções. Cada vida é cada uma. Desde que seja vivida como ela é. Há uns meses consegui um contato do Michael via Kátia e pretendia, este ano, nas férias, ligar para ele, quando fosse ao Rio, para saber do povo da faculdade. Afinal, perdi contato com todos. Lembro de poucos. Na verdade, o Michael era minha referência histórica. Uma figuraça na faculdade: inteligente, perspicaz, com tiradas rápidas, um destaque à parte, uma inteligência dessas que a gente diz ser brilhante, acima da média de nós normais. Lembro das nossas aulas de rádio, com nossos programas incompreensíveis. Usava o Michael como referência de alguém da nossa turna que tinha “vencido” na profissão. E ele era mesmo um caso à parte. Lembro, na formatura, de termos ido, alguns de nós, à casa dele, onde fizemos uma roda num dos cômodos, sentados no chão, de mãos dadas, a relembramos os 4 anos de PUC. Lembro, outra vez, de um cravo (instrumento) que ele tinha na sala e arranhava. Lembro do sucesso da festa de formatura, que espantou a reitoria por não aceitarmos os diplomas, virarmos de costas na hora do hino, em protesto à demissão de professores (inclusive nosso patrono) e a censura ao nosso único jornal, além do jeito de Hollywood da festa, com lanternas de mão e sons. O sucesso, diferente das batas babacas das formaturas formais, que não tivemos, foi em grande parte coisa do Michael. É isso: um cara diferenciado, um raro gênio, com todas as nuances e incongruências dos gênios. Fiquei triste, mas tenho um jornal a fechar (e um pescoção a fazer). E tocar a vida, mas perplexo, mais uma vez, ao saber, como diz o poeta, da nossa finitude ínfima. Um abraço, Michael.
    Ps.: Vendo as suas fotos, vejo que você estava com a cara que eu daria pra você: bonachão e feliz, desses de sorriso livre e todo próprio. E saiba: você continuará sendo a minha referência universitária. Afinal, se universidade não for para se descobrir e se “destruir”, não terá valido de nada como rito de passagem.
    Rosângela, beijos pra ti.
    Do amigo, Ronaldo Faria

    ReplyDelete